Cores: A importância das cores na comunicação visual

Cores, estão por todos os lugares onde passamos e representam um papel decisivo. Seja em casa, no trabalho ou em lugares públicos, as cores nos orientam e nos estimulam aos mais variados serviços e finalidades. Quando estamos em estabelecimentos comerciais, por exemplo, é por meio das cores que nosso cérebro é estimulado e organizado. Na hora da venda, a embalagem tem a função determinante de conversar com o consumidor, e as cores, por sua vez, precisam estar conectadas com a proposta do produto e seu segmento. Centenas de pesquisadores, concluíram que, cada ramo de atividade explora o sistema de cores de maneira a construir a identidade visual do produto de acordo com seu nicho.

Quando desenvolvemos uma identidade visual ou a criação de um logotipo, a escolha de uma paleta de cores deve ser um quesito muito importante, que deve ser bem estudado e avaliado. Isso por que,  a identidade visual é responsável por transmitir ao público-alvo os valores que aquela marca quer passar. Se essa comunicação é mais objetiva e transparente, seu público vai assimilar mais rápido sua marca, e obter o resultado desejado.

Clique aqui e acesse nosso portfólio e veja identidades visuais criadas pela Nozes.

“escolha de uma paleta de cores deve ser um quesito muito importante”

A Kissmetrics, consultoria americana especializada em comportamento do consumidor, revelou que 93% dos consumidores decidem se vão comprar um determinado produto por causa da sua aparência, sendo que 85% são influenciados pela cor. 

A cor é o fator que primordial para chamar a atenção. Portanto, é para elas que devem se dirigir os primeiros cuidados, principalmente se considerarmos as ligações emotivas que são construídas a partir daí. Torna-se, então, evidente que a presença das cores na comunicação representa um valor conclusivo.

Se analisarmos por exemplo espaços alimentares, é usual a presença do vermelho. Essa inserção não é aleatória, já que exprime sensações de fome e nos remetem a alimentos como: pimenta, molhos, carnes, leguminosas e etc. Qualquer ambiente ou produto necessita de um conjunto de cores de maneira a instruir a mensagem que se quer transmitir.

As cores transmitem emoções e significados, que são interpretados pelo nosso cérebro. Isso torna a cor um fator de extrema relevância, que deve ser respeitado para compor qualquer peça de comunicação e o resultado será mais eficiente.

A cor é uma ferramenta poderosa quando usada na divulgação e comercialização de um produto ou serviço. Ela toca de uma maneira intensa e semelhante a todos nós. Para construir a identidade visual de sua marca, é imprescindível o emprego coerente das cores, através de análises e estudos, para chegar na paleta correta para sua identidade.

A Nozes Propaganda tem experiência, criando identidades que transmitam a relevância da sua marca. Faça seu orçamento e seja um parceiro das Nozes!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz