Alterações da nova rotulagem nutricional definidas pela Anvisa entraram em vigor no dia 9 de outubro deste ano;
O pacote com novas regras para a criação de rótulos de alimentos definido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já está valendo desde o dia 9 de outubro.
E não são apenas as indústrias que estão sentindo o impacto da medida, não! Agências de comunicação do Brasil todo já começaram a sentir o aumento na de produção de conteúdos gerados pelas alterações.
A novidade, agora, é a adoção da rotulagem nutricional frontal dos alimentos, além de mudanças na tabela de informação e nas alegações nutricionais. As normas estão previstas na Resolução de Diretoria Colegiada – RDC nº 429 e na Instrução Normativa nº 75, publicadas em outubro de 2020.
Segundo a agência reguladora, o objetivo é melhorar a clareza e legibilidade dos produtos e ajudar o consumidor a fazer escolhas alimentares mais conscientes. “Na minha opinião, o conjunto de regras tem um caráter mais educativo do que sanitário”, avalia Igor Mendonça, designer gráfico e sócio-fundador da Nozes Comunicação.
O calendário de adequação vai de 9 de outubro deste mês, para produtos lançados a partir da data. Já aqueles que já estão no mercado, os prazos variam entre 9 de outubro de 2023, ou seja, 12 meses de vigência da norma, e 9 de outubro de 2025, período correspondente a 36 meses de vigência.
“Apesar desse calendário flexível, é importante que o fabricante se antecipe e providencie as alterações necessárias para que não tenha problemas futuros”, conclui Igor.
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