Você sabe a importância das redes sociais para o seu negócio?
Há um bom tempo as redes sociais deixaram de ser locais para lazer, se relacionar ou conhecer pessoas. Com o tempo e a necessidade das empresas em estarem onde seus consumidores estão, elas se transformaram em plataformas para fortalecimento de marca, contato direto com seus clientes e tudo isso com um investimento baixo.
Segundo estatísticas, as redes sociais nos dias atuais tem sido decisivas na hora de realizar uma compra, ou até mesmo de interagir com a empresa. Isso tudo por que as pessoas tem acessado cada vez mais essas plataformas durante o dia, até mesmo para checar seu perfil inúmeras vezes no dia. As redes sociais são consideradas umas das táticas mais eficientes de marketing atualmente, indispensáveis em qualquer tipo de planejamento de marketing. Veja abaixo, algumas estatísticas:
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Facebook continua sendo a rede social mais usada, com 1,86 bilhão de usuários ativos por mês, cerca de 76% dos usuários visitam o site diariamente.
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51% dos usuários de Instagram acessam a rede diariamente e 35% afirma usar a plataforma várias vezes por dia.
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Quase 80% do tempo gasto nas redes sociais acontece via mobile (viva os dispositivos móveis, principalmente o celular). fonte: Pew Research Center
Também é preciso levar em conta a qualidade do conteúdo oferecido. Com conteúdo de qualidade e que realmente seja útil para o usuário, as redes sociais são capazes de oferecer um retorno bem vantajoso. Um conteúdo ruim, assim como em qualquer estratégia de marketing tradicional, trará apenas gastos para seu negócio, por isso é extremamente importante elaborar bem o conteúdo a ser mostrado.
Podemos também analisar as possibilidades de patrocínio de conteúdo. Plataformas como Facebook, Linkedin e Instagram, por exemplo, é possível impulsionar o conteúdo com investimento em mídia para ter alcances maiores na publicação.
Em comparação com outras persas táticas de marketing as quais requerem um investimento pesado, as redes sociais se destacam como uma solução mais que excelente na relação custo-benefício. Investindo em redes sociais, com uma agência que faça uma gestão profissional, você poderá ter um custo de investimento mais baixo do que outras táticas de marketing, como terá seus recursos aplicados de maneira inteligente e muito mais eficientes, tendo o retorno do investimento e podendo ser monitorado e medido de forma clara. No marketing tradicional é muito mais complicado de mensurar o retorno sobre o investimento, como por exemplo outdoor onde você não tem métrica nenhuma para verificar a eficácia – a não ser se o cliente mencionar.
Além de poder engajar mais com seu público através de conteúdos publicados e investimentos com anúncios pagos, as redes sociais são bastante eficientes como relacionamentos mais próximos com o público, sendo clientes ou não. Isso por que as pessoas estão acostumadas a buscar atenção de empresas nas redes sociais, seja para resolver problemas, como para elogiar. Então além de ficar atento ao conteúdo que sua empresa oferece, fique atento também a citações e comentários sobre seu produto ou serviço. Uma gestão de crise é fundamental para qualquer empresa. Temos como exemplo casos de empresas que tiveram sua reputação online completamente manchada por um deslize inicial que muitas vezes não é resolvido da melhor forma possível
Todas essas informações podem ser analisadas e captadas para que você possa saber o que está dando resultado ou que está precisando ser mudado. Observar dados como engajamento e audiência, ao longo do tempo, pode ser extremamente importante para sua estratégia se manter eficiente.
Trabalhar as redes sociais como item de seu planejamento deixou de ser algo opcional, tornou um item essencial em um planejamento de marketing.